Sem sombra de dúvidas comprar um imóvel é um dos maiores sonhos que uma pessoa pode realizar na vida. Mas com certeza essa decisão pode trazer algumas dúvidas, e porque não dizer medo de dar o passo que pode mudar a sua vida?

Afinal de contas é um projeto que às vezes pode ser um investimento, mas na maioria das vezes é a longo prazo. E pode influenciar a vida de toda a sua família. Se você ainda tem medo de dar esse passo de coragem, talvez esse artigo possa te ajudar.

1. Juros baixos no financiamento para imóveis

Ao contrário do que muitos podem pensar, os juros para financiamentos de imóveis nunca esteve tão baixos quanto nos dias de hoje.

Com a queda da taxa Selic que já chegou a atingir 14,25% ao ano há quatro anos atrás. Hoje, os brasileiros, puderam sonhar novamente com a aquisição do seu imóvel em Ribeirão. Atualmente com taxa Selic a 4,25% financiar a casa própria agora é uma opção.

Antigamente os juros para comprar o seu imóvel eram de aproximadamente 11% e hoje em dia você consegue comprar um apartamento com até 4,25% de juros ao ano caso você se enquadre no Programa Casa Verde e Amarela.

2. Seu imóvel com autonomia e personalização

Se você ainda não tem a sua casa própria, com certeza já passou pela situação de querer alterar alguma coisa em um imóvel alugado e o proprietário recusou pelo simples fato de não querer investir em uma propriedade que ele não pretende morar.

Ou até mesmo já sofreu com alguma manutenção que o imóvel alugado notadamente precisava e o locatário se negou a dar condições melhores para sua moradia?

Comprando o seu imóvel todas essas dores de cabeça não farão sentido, pois você terá total autonomia para personalizar o seu imóvel da maneira que você desejar e no momento que faça sentido por você.

3. Segurança

Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) existe um déficit habitacional de quase 8 milhões de moradias. Dentro desta estatística, metade dessas pessoas sobrevivem em moradias em péssimas condições habitacionais. Outra metade está à mercê da economia, dependendo para que lado ela vai, ora está pagando um aluguel justo e compatível com a sua renda mensal. Ora está pagando por um alto custo de aluguel, onde até mesmo corre o risco de ser despejado.

Agora, se você tem a possibilidade de ter um imóvel próprio, você está seguro das oscilações de mercado e poderá garantir a sua morada com segurança. Ou até mesmo obter uma fonte de renda extra para o futuro, alugando o seu imóvel caso seja necessário.

4. Patrimônio da família

Se a compra de um imóvel pode ser considerada uma forma de segurança pessoal e uma fonte de renda extra. Porque não dizer que também pode ser um incremento no seus recursos financeiros.

A compra de um imóvel significa a incorporação, ao seu patrimônio, de um bem que poderá ficar na sua família por várias gerações. Quer dizer que você e seus descendentes sempre terão um teto para morar.

Porém, tanto aqui quanto no tópico anterior, cabe um aviso: ter um imóvel não significa deixar de ter despesas. Você não irá mais pagar aluguel, é claro. Mas precisará continuar pagando IPTU, por exemplo, e taxas de incêndio e condominiais, se for o caso de um apartamento ou de uma casa localizada dentro de um condomínio. O acúmulo de atrasos no pagamento dessas cobranças pode significar a perda do bem pro proprietário. 

5. Custo do aluguel

Segundo o coordenador da UFMG Frederico Poley Martins Ferreira, um dos destaques da pesquisa foi o efeito do alto custo da moradia, sobretudo quando falamos em aluguéis urbanos considerando que o custo de aluguel é superior a 30% da renda familiar.

No ano passado, com os aumentos dos aluguéis, muitas pessoas que moravam de aluguel começaram a reconsiderar a decisão.

Como antes o valor da parcela do empréstimo para financiar um imóvel era muito superior ao aluguel, comprar um imóvel era uma opção praticamente impossível. Agora o preço do empréstimo, juros e taxas mais acessíveis valem a pena comprar um apartamento financiado em vez de apostar o seu dinheiro no aluguel.

05. Melhores bairros para morar em Ribeirão Preto

Para quem não conhece a cidade de Ribeirão Preto, fica no nordeste paulista e aparece na 11º posição das 20 melhores grandes cidades para se viver no Brasil. Sua população é de aproximadamente 675 mil habitantes.

E apesar de toda cidade ser um charme, é na Zona Sul onde estão os bairros mais desejados e onde todos desejam morar em Ribeirão Preto.

A região da zona sul é marcada pelas construções de dois grandes shoppings como o Ribeirão e o Iguatemi, uma vasta área verde, própria para quem gosta de praticar atividades físicas e esportivas, como o Parque Dr. Luis Carlos Raya. Além de uma ampla zona comercial para cidade nenhuma botar defeito.

Confira abaixo alguns bairros para você que quer comprar imóvel em Ribeirão:

1. Alto do Ipê

O primeiro bairro da lista é o Alto do Ipê, ele que por estar no ponto mais alto da cidade, garante a melhor vista à cidade. Além disso, o bairro conta com condomínios luxuosos, lojas, shoppings e supermercados próximos. O que garante aos moradores maior comodidade e praticidade.

O Alto do Ipê é próximo ao tão requisitado Shopping Iguatemi e até mesmo a um campo de golfe. Possui boas escolas como o colégio Liceu Albert Sabin e a escola Concept.

É perfeito para quem procura por conforto , luxo e alto padrão, além de estar perto de toda a infraestrutura de Ribeirão Preto.

2. Avenida João Fiúsa

Se o Alto do Ipê é onde você terá a melhor vista de Ribeirão Preto, quem decidir morar aqui Avenida João Fiúsa além de estar localizado na avenida mais nobre da região vai contar com toda a infraestrutura de comércio.

Para você que é solteiro a região possui por perto restaurantes e bares diversos, hipermercados e academias. Além de abranger vários bairros de Ribeirão como Jardim Sumaré, Alto da Boa Vista, Jardim Irajá, Jardim São Luís e Bosque dos Juritis.

Quem optar por escolher a avenida João Fiúsa para chamar de lar vai ter que se conformar em pagar o metro quadrado do carro da região.

3. Jardim Botânico

Jardim Botânico definitivamente não é apenas um dos melhores bairros, mas também um dos mais charmosos de Ribeirão Preto. Leia também: Por que morar em Ribeirão Preto?

No interior está uma das joias da cidade: o Parque Dr. Luis Carlos Raya. O Raya Park cobre uma área de mais de 40.000 metros quadrados e tem lagos, um enorme prado e caminhos pavimentados que podem ser usados ​​para caminhadas, corridas e outras atividades. Para quem gosta de espaços verdes, é um verdadeiro oásis que ajuda a aliviar o stress da vida citadina.

Quem escolher o Jardim Botânico também encontrará imóveis de alto padrão. Quem opta por morar próximo ao Parque Raya tem uma das melhores qualidade de vida de Ribeirão Preto!

4. Jardim Olhos D’água

O Jardim Olhos D’água é um bairro planejado que surgiu a partir da expansão da luxuosa Avenida Professor João Fiúsa. Foi concebido como um dos bairros mais nobres e modernos da cidade. Como resultado, ele possui vários recursos, como áreas verdes e condomínios de alto padrão em seu entorno.

Apesar de ser um bairro recém-surgido, ele se junta à nossa lista dos melhores bairros de Ribeirão Preto para encontrar um equilíbrio entre oferecer proximidade com a vida da cidade, um ambiente mais verde e agradável para quem gosta de praticar esportes, assim como também um bairro bem menos movimentado.

5. Nova Aliança

Este bairro é o último antes do anel viário e desempenha um papel importante no desenvolvimento da Zona Sul. Com vários novos condomínios e empreendimentos em construção, a Nova Aliança está crescendo e tem tudo a agregar valor.

Embora não deixe nada a desejar em comparação com outros bairros da Zona Sul. Colégio, faculdade, hipermercado e o Ribeirão Shopping são apenas algumas das comodidades já à disposição dos moradores da Novo Aliança.

Em pleno crescimento, Ribeirão Preto oferece opções para todos os gostos e oferece apartamentos de alta qualidade e uma infraestrutura impecável. Os bairros mais valorizados estão na zona sul da cidade, com shoppings, escolas, restaurantes, parques, academias e muito mais.

Conclusão

Enfim, espero que esse artigo consiga te fazer refletir se esse é o momento ideal para realizar a compra do seu tão sonhado imóvel em Ribeirão Preto e em um momento muito próximo posso estar lendo artigos como este no aconchego do seu lar.

Open chat
Oi, em que posso te ajudar?
Obrigado pelo contato! 👏👏 Responderemos o mais breve possível.